CARACTERÍSTICAS GERAIS:
    * A conquista de um novo público leitor.
    * Popularização da literatura.
    * Surgiram 4 tipos de Romances:
      a)  Romance urbano: vida social das grandes cidades com intrigas amorosas.
      b)  Regionalista: características de cada região; as pessoas que vivem longe   das cidades.
      c)  Indianista: idealização do índio que vira um herói convivendo com o homem branco.
      d)  Histórico: construção do passado colonial brasileiro.
PRODUÇÃO LITERÁRIA
I) Joaquim Manuel de Macedo
    *
      Boa estruturação  nos enredos.
    *
      Linguagem coloquial.
    *
      Costumes da sociedade carioca (descrição).
    *
      Tramas suaves.
    *
      Final feliz.
    *
      Poder incontestável do amor.
    *
      O casamento como tema.
    *
      Tipos do universo burguês.
    *
      Obras principais: A Moreninha; O Moço Loiro; Os Dois Amores; etc.
II) Manuel Antônio de Almeida
    *
      Precursor do Realismo: Memórias de um Sargento de Milícias.
    *
      Tratou os personagens de forma imparcial.
    *
      Proximidade com o real.
    *
      Romance de costumes do século XIX.
    *
      Descrevia o povo simples dos subúrbios cariocas.
    *
      Criou um anti-herói  ou herói pitoresco.
    *
      O acontecimento é mais importante que o personagem.
II) José de Alencar
    *
      Romances urbanos, regionalistas, indianistas e históricos.
    *
      Destacou-se como um dos maiores romancistas do Romantismo brasileiro.
    *
      Faz um grande painel do Brasil mostrando todos os seus cantos.
    *
      “Linguagem brasileira” .
    *
      Idealização extrema de seus personagens.
    *
      Valorização do índio.
    *
      Aprovação da união entre colonizador e colonizado em suas obras indianistas.
    *
      Apresenta caráter medieval em algumas obras.
    *
      Nos romances urbanos faz uma representação crítica da sociedade da época.
    *
      É descritivo e detalhista.
    *
      Romances urbanos: romance de costume; sentimento como enredo; retrato da vida urbana da burguesia.(Lucíola, A Pata da Gazela, Senhora, etc.)
    *
      Romances regionalistas: relacionamento do ser humano e a região que habita. Idealização do personagem. (O Gaúcho, O Sertanejo, O tronco do Ipê).
    *
      Romances indianistas: exaltação do herói romântico brasileiro; nacionalismo; a  exaltação da natureza (O Guarani; Iracema, etc.).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
 

 

Nenhum comentário:
Postar um comentário