QUADRO GERAL: PRÉ-MODERNISMO
INÍCIO: 1902 - Publicação de Os sertões, Euclides da Cunha
TÉRMINO:  1992 - Semana de Arte Moderna
PAINEL DE ÉPOCA
    * Reflexão sobre a realidade brasileira.
    * Denúncia, protesto e compromisso social.
    * União do tradicional; com o moderno.
    * Momento de transição da literatura.
    * Momento de transição da literatura Acadêmica para literatura Moderna
AUTORES
I) EUCLIDES DA CUNHA
    * Análise científica da sociedade brasileira: Os Sertões.
    * Diferenças da cultura litorânea e do interior.
    * Presença do determinismo na obra: o homem é vítima do processo social, geográfico.
    * A vida do sertanejo, sem fantasias.
II) GRAÇA ARANHA
    * Ajudou bastante os jovens da Semana de Arte Moderna de 22.
    * Consciência dos problemas do Brasil.
    * Ótica social.
    * Falou sobre o Espírito Santo.
    * Canaã 1902)
III) MONTEIRO LOBATO
    * Literatura Regionalista.
    * Critica severamente os problemas sociais.
    * Falou sobre o Vale do Paraíba.
    * Linguagem conservadora mas com idéias modernas.
    * Fala sobre costumes e hábitos do nosso povo: Jeca Tatu (1919).
    * Urupês (1918), Cidades Mortas (1919), Negrinha (1920)
IV) LIMA BARRETO
    * Cenas do dia-a-dia analisando a vida da pequena classe média.
    * Preocupação com a realidade brasileira.
    * Fala sobre o subúrbio carioca.
    * Nacionalista
    * Recordações do Escrivão Isaías Caminha (1908),   Triste fim de
    * Policarpo Quaresma (1915).
MODERNISMO / AS VANGUARDAS EUROPÉIAS
QUADRO GERAL: Vanguardas Européias (início do século XX)
  I) FUTURISMO:
    * Lançado por Marinetti no manifesto “Le Futurisme”, 1909.
    * Surge entre o Simbolismo e a 1ª Guerra Mundial.
    * Exalta a vida moderna.
    * Culto da máquina e da velocidade.
    * Destruição do passado e do academicismo
    * Liberdade de expressão.
II) EXPRESSIONISMO:
    * Paralelo ao Futurismo e Cubismo.
    * Surge em 1910 pela revista “Der Sturn”.
    * A arte brota da vida interior; do íntimo do ser.
    * A obscuridade do ser é transportada para a expressão.
    * As telas retratam o patético, os vícios, os horrores, a guerra.
    * Protesta contra a violência e usa cores explosivas.
    * Reflete a crise de consciência gerada pela guerra.
III) CUBISMO
    * Decomposição da realidade em figuras geométricas.
    * Manifesta-se a partir de 1917, na literatura.
    * Seu divulgador foi Appolinaire.
    * Decomposição da imagem em diferentes planos.
    * Desintegração da realidade gerando uma poesia ausente de lógica.
    * Linguagem caótica.
IV) DADAÍSMO
    * Surge em 1916, em Zurique.
    * Promove um certo terrorismo cultural.
    * Contraria todos os valores vigentes até então.
    * Valoriza o niilismo (descrença absoluta)
    * Mundo ilógico.
    * Cultua a realidade mágica da infância.
    * Seu principal divulgador foi Tristan Tzara.
V) SURREALISMO
    * Surge em 1924 com o Manifesto Surrealista de André Breton.
    * Propõe que o homem se liberte da razão, da crítica, da lógica.
    * Adere a filosofia de Sigmund Freud.
    * Expressa o interior humano investigando o inconsciente.
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