QUADRO GERAL:   REALISMO
 
INÍCIO: A  questão Coimbrã (1865)
TÉRMINO: Publicação de Varistos, de Eugênio de Castro, com modelo simbolista.
 
PAINEL DE ÉPOCA:
    * 2ª metade da Revolução Industrial.
    * Desenvolvimento do pensamento científico e das doutrinas filosóficas e sociais (Comte, Marx e Engels, Darwin).
    * Sentimento anti-clerical e antimonárquico.
    * Questão Coimbrã: conflito das transformações políticas, sociais e ecônomicas
    * Positivismo, evolucionismo e socialismo.
    * Objetivismo com negação ao Romantismo.
    * Preocupação com o presente.
    * Determinismo: mei, momento e raça.
    * Tendência Naturalista da literatura: o artista nivela a sua posição com a do cientista; perso-nagens sem idealizações; interferência dos fato-res naturais no comportamento do homem.
 
PRODUÇÃO LITERÁRIA: PORTUGAL
I-) Prosa - Eça de Queirós
    * Importante ficcionista do Realismo Português.
    * Adultério aparece como um dos principais temas.
    * Triângulos amorosos.
    * Anticlericalismo: padres corruptos.
    * Análise do clero português.
    * Importante obra: O primo Basílio: amplia-se o quadro de crítica social.
    * Constituição moral da sociedade e das famílias.
II) Poesia - Antero de Quental
    * Defesa dos ideais socialistas.
    * Lirismo amoroso, erotismo e religiosidade.
    * Acontecimentos da questão Coimbrã.
    * Engajamento político-social.
    * Reflexão metafísica e pessimismo.
    * No final da vida, volta-se para a religiosidade e misticismo.
 
PRODUÇÃO LITERÁRIA: BRASIL
I-) Aluísio Azevedo
    * Camada social marginalizada.
    * Personagens - tipos.
    * Retrata grupos humanos.
    * Influência de Eça de Queirós e Émile Zola.
    * Homens comparados a animais.
    * Tipos rudes, grosseiros.
    * Cenários sujos, marginais.
    * Visão racional, científica de mundo.
    * Personagens naturalistas: o comportamento é determinado pelo meio em que vivem.
    * Denúncia da estrutura social falha.
    * Maior obra: O Cortiço.
II-) Machado de Assis
    * Personagens: estado da alma mais ação.
    * Mostra a sociedade urbana hipócrita.
    * O falar do indivíduo regional mas alcançando o homem universal; isso é contemporâneo no autor.
    * O personagem é a porta para o autor falar do mundo.
    * Antes de Memórias Póstumas de Brás Cubas: concessões ao Romantismo; amor; orgulho; ambição; centralização na personagem (Helena; Iaiá Garcia).
    * Após Memórias Póstumas de Brás Cubas: maior originalidade na construção da personagem; o interior, o eu é explorado; o personagem mais importante que a trama; o pensar sobre a vida mostrando a sociedade da época e seus temas.(Quincas Borba; D. Casmurro; Esaú e Jacó; Memorial de Aires  --  Romances psicológicos).
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