sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Realismo / Naturalismo

QUADRO GERAL: REALISMO

INÍCIO: A questão Coimbrã (1865)
TÉRMINO: Publicação de Varistos, de Eugênio de Castro, com modelo simbolista.

PAINEL DE ÉPOCA:

* 2ª metade da Revolução Industrial.
* Desenvolvimento do pensamento científico e das doutrinas filosóficas e sociais (Comte, Marx e Engels, Darwin).
* Sentimento anti-clerical e antimonárquico.
* Questão Coimbrã: conflito das transformações políticas, sociais e ecônomicas
* Positivismo, evolucionismo e socialismo.
* Objetivismo com negação ao Romantismo.
* Preocupação com o presente.
* Determinismo: mei, momento e raça.
* Tendência Naturalista da literatura: o artista nivela a sua posição com a do cientista; perso-nagens sem idealizações; interferência dos fato-res naturais no comportamento do homem.


PRODUÇÃO LITERÁRIA: PORTUGAL

I-) Prosa - Eça de Queirós

* Importante ficcionista do Realismo Português.
* Adultério aparece como um dos principais temas.
* Triângulos amorosos.
* Anticlericalismo: padres corruptos.
* Análise do clero português.
* Importante obra: O primo Basílio: amplia-se o quadro de crítica social.
* Constituição moral da sociedade e das famílias.

II) Poesia - Antero de Quental

* Defesa dos ideais socialistas.
* Lirismo amoroso, erotismo e religiosidade.
* Acontecimentos da questão Coimbrã.
* Engajamento político-social.
* Reflexão metafísica e pessimismo.
* No final da vida, volta-se para a religiosidade e misticismo.


PRODUÇÃO LITERÁRIA: BRASIL

I-) Aluísio Azevedo

* Camada social marginalizada.
* Personagens - tipos.
* Retrata grupos humanos.
* Influência de Eça de Queirós e Émile Zola.
* Homens comparados a animais.
* Tipos rudes, grosseiros.
* Cenários sujos, marginais.
* Visão racional, científica de mundo.
* Personagens naturalistas: o comportamento é determinado pelo meio em que vivem.
* Denúncia da estrutura social falha.
* Maior obra: O Cortiço.

II-) Machado de Assis

* Personagens: estado da alma mais ação.
* Mostra a sociedade urbana hipócrita.
* O falar do indivíduo regional mas alcançando o homem universal; isso é contemporâneo no autor.
* O personagem é a porta para o autor falar do mundo.
* Antes de Memórias Póstumas de Brás Cubas: concessões ao Romantismo; amor; orgulho; ambição; centralização na personagem (Helena; Iaiá Garcia).
* Após Memórias Póstumas de Brás Cubas: maior originalidade na construção da personagem; o interior, o eu é explorado; o personagem mais importante que a trama; o pensar sobre a vida mostrando a sociedade da época e seus temas.(Quincas Borba; D. Casmurro; Esaú e Jacó; Memorial de Aires -- Romances psicológicos).

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