CARACTERÍSTICAS GERAIS:
    * Poesia anti-Romântica criada pelo materialismo científico.
    * A poesia deixa de ser sentimento exacerbado e denuncia as injustiças.
    * Paisagens emotivas, exóticas, objetos raros.
    * Forma perfeita: rimas raras; vocábulos sonoros.
    * A impassividade como norma.
    * Princípio da arte pela arte; o objeto da poesia é ela mesma.
    * É a representação da poesia do realismo no Brasil.
    * A Tríade Parnasiana: Albertto de Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac.
    * Beleza material da palavra.
    * Versos longos, decassílabos ou Alexandrinos.
    * Rigor na forma.
PRODUÇÃO LITERÁRIA
OLAVO BILAC
    * É o representante mais perfeito dessa poesia.
    * Elegante na elaboração de seus textos.
    * Culto pela beleza inigüalável.
    * Também conhecido como poeta do amor - expressões delicadas e grande emotividade.
    * Empolgado com a epopéia bandeirante, cantou o herói nacional da época, os Bandeirantes.
    * Ficou afastado dos ideais da época.
SIMBOLISMO
QUADRO GERAL:
INÍCIO:
    * Em Portugal - poesia  O aristos,  de Eugênio de Castro.
    * No Brasil - obra  Missal  e Broquéis, Cruz e Souza.
TÉRMINO: Início do século XX com o início do pré-modernismo.
 
PAINEL DE ÉPOCA
    * O cansaço causado pelo culto da forma (Parnasianismo), facilita o nascimento de uma forma estética mais solta, mais humana e subjetiva.
    * Antiparnasianismo: solta a intimidade do ser.
    * Na França: Baudelaire, Mallarmé e Verlaine.
    * A busca pelo espiritual, o místico, o estado da alma.
    * É o fim da literatura com visão científica e determinista do mundo.
    * Retorno de alguns temas Românticos mas com uma estrutura poética mais libera-da, solta.
    * A busca da musicalidade das palavras.
    * Nefelibatas: os habitantes das nuvens.
    * Presença de sinestesia: apelo para os sentidos do homem.
PRODUÇÃO LITERÁRIA: Brasil / Portugal
I) Alphonsus de Guimaraens - Brasil
    * Exploração do tema da morte.
    * Literatura gótica próxima aos escritores românticos.
    * Atmosfera mística e litúrgica.
    * Poesia uniforme e equilibrada.
    * Ambiente místico da cidade de Mariana e as chama sentimental vivido na adolescência.
    * Influências Árcades e Renascentistas sem cair no formalismo parnasiano.
II) Cruz e Souza - Brasil
    * Apresenta diversidade e riqueza em sua poética.
    * Aspectos noturnos do Simbolismo, herdado do Romantismo: culto da noite, o pessimismo, a morte, etc.
    * Preocupação formal; o gosto pelo soneto; o verbalismo requintado; a força das imagens.
    * Inclinação para uma poesia meditativa e filosófica que o aproxima de Antero de Quental.
    * Poesia metafísica e dor de existir.
III) Camilo Pessanha - Portugal
    * Destaque pela musicalidade acompanhada por sinestesia, metáforas, símbolos, ambigüidades, fragmentação das imagens auditivas e visuais.
    * Poema de abertura: Clepsidro; influenciou o Modernismo em Portugal.
Boa Leitura
Grande Abraço
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